INTERACTIVOS?'19: Ciência na Roça

Diário

Este diário descreve o processo experimental de construção de um biodigestor de baixo custo para geração de biogás, e também da construção de um sistema de transformação do biogás em biometano.

Tal experimentação foi feita durante o Interactivos?’19, um projeto da Silo – Arte e Latitude Rural com apoio do Instituto Serrapilheira. Trata-se de um laboratório de experimentações desenvolvido na Serrinha do Alambari, município de Resende, Rio de Janeiro – Brasil. Este diário tem como objetivo registrar as ações desenvolvidas no projeto Biometano Rural. As anotações estão em ordem cronológica, de forma que são evidenciados erros e acertos ao longo do processo. Toda as fotos neste registro foram tiradas por integrantes do grupo. Tudo neste documento serve para auxiliar o processo, para que nossas experiências possam vir a ser útil em projetos similares desenvolvidos por outras pessoas.

Nesse projeto foram elaborados dois biodigestores de escala experimental (20 L) que serviram como base para o projeto de um biodigestor de 200 L.

Também foram realizados dois projetos para purificação do gás produzido com materiais de fácil acesso. Foi produzida uma cartilha com instruções sobre como montar o biodigestor e o sistema de purificação, que se encontra no final deste diário, juntamente com o link para acesso online. Em outro post em nossa documentação indicamos os materiais utilizados no projeto.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR UM PDF COM O DIÁRIO COMPLETO