INTERACTIVOS?'19: Ciência na Roça

Diário _ DIA 2

2º dia – 06/08/2019 – Terça-Feira

Nesse dia alimentamos o 1º digestor e foi desenvolvido um biodigestor continuo com a alteração do método de saída. O objetivo é termos dois experimentos para comparar os resultados. Para o novo método será adotado um sistema de sifão. Começamos o procedimento de alimentar o 1º biodigestor. Foi coletado o lixo orgânico, separadamente, e deste lixo, retiramos as cascas de frutas cítricas, cebola e alho, porque eles podem afetar o pH do meio. Também retiramos alguns resíduos que estavam em tamanhos muito grandes, e podiam danificar o aparelho triturador e entupir alguma encanação. Decidimos pelas seguintes proporções: • Usar em torno de 15 litros do galão de 20 litros para alimentar o processo; • Desses 15 litros, 1/3 vai receber acréscimo de esterco, com o intuito de agilizar o processo de produção de biogás; • 2/3 será alimentado com a matéria: lixo orgânico + água; • Dentro dessa matéria utilizamos, em média, metade de água metade de resíduo orgânico, até que a consistência estivesse pastosa (atenção para grandes pedaços e restos de fibra).

Procedimentos: • Trituramos o lixo orgânico com água; • Retiramos fibras e grandes pedaços; • Colocamos a matéria numa garrafa para servir de medida, com o auxílio de um funil feito com garrafa PET; • Misturamos o esterco com água em um balde separado; • Introduzimos a mistura esterco-água na garrafa de medida e demos um leve agitada; • Passamos para o biodigestor.

Após os procedimentos, colocamos o nosso 1º biodigestor no sol, para iniciar o processo. Acoplamos uma boia de piscina infantil na saída de gás, para que ele seja armazenado nela. O biodigestor ficou no sol durante a tarde, para que a temperatura aumentasse.

Começamos a construir o 2º biodigestor em outro galão de 20 litros. Esse biodigestor será de alimentação contínua. O primeiro é de alimentação em batelada (na qual se coloca toda a alimentação de uma só vez e fecha o galão). Pintamos o galão para tampar a luz, e começamos a elaborar o sistema de saída. Nesse sistema, utilizaremos um sifão, que tem como função garantir que não haja perda de gás devido a diferença de pressão gerada pelo líquido estático. É necessário que o ponto mais alto do sifão esteja no mesmo nível de saída do líquido. O nível de saída foi adotado como 2/3 da altura do galão. A altura do galão é de 39cm e o nível de saída é de 26 cm. Planejamos como iria funcionar todo o sistema de entradas e saídas do sistema de bombona de 200L, e listamos as peças que seriam necessárias para o seu funcionamento. Discutimos ideias e formas de estimar a produção de biogás.