INTERACTIVOS?'19: Ciência na Roça

Diário _ DIA 1

1ºdia – 05/08/2019 – Segunda-Feira

Nosso objetivo era fazer um biodigestor menor, por isso utilizamos um galão d’água de 20 litros. Para que não haja entrada de luz, que prejudica o processo, pintamos com spray de tinta preta multiuso todo o galão. Para colocar os resíduos dentro do galão, usamos um cano de PVC para esgoto de 40 mm com 65 cm de comprimento. Fizemos uma abertura nos dois lados de uma das extremidades do cano para que a matéria orgânica escoe melhor. Fazendo assim, e, posteriormente, colocando o cano encostado no fundo da garrafa, ele fica mais estabilizado e também devidamente apoiado.

Para a saída do biogás, adaptamos uma torneira metálica de jardim que sairá diretamente do galão. É necessário que a saída do biogás seja na parte de cima do galão, pois o gás é mais leve, e se armazena na parte superior. É necessário ter uma saída para retirada do líquido, que contém matéria sólida (pastosa) também. Uma torneira foi encaixada na parte inferior da garrafa com uma tela adaptada em seu interior para reter os sólidos. Foi necessário cortar a tela para entrar no diâmetro do encaixe da torneira.

Todos os furos feitos no galão para colocarmos as torneiras de saída foram feitos com uma mini retificadora. Colocamos cola de silicone em todas as aberturas para que não houvesse risco algum de vazamento de gás.

A ideia inicial é desenvolver um biodigestor usual de em torno de 200L, para isso será utilizada uma bombona, que por meio dela, usaremos tubulação e outros apetrechos para sua montagem. Pegamos a bombona, e como era de uso industrial, foi necessário realizar uma higienização da mesma, por meio de água e sabão de coco. As medidas da bombona estão representadas na tabela abaixo:

Medidas Bombona Diâmetro(cm) 57 Raio(cm) 28,5 Volume(L) 224,44 Comprimento(cm) 88 Diâmetro Abertura(cm) 6,5

Utilizamos a própria tampa da abertura da bombona, para fazer de encaixe para o cano de alimentação. Foi necessário cortar o cano para se adequar à altura(comprimento) da bombona.