INTERACTIVOS?'19: Ciência na Roça

Considerações Finais

Diante de toda a experiência vivida nesses 15 dias, o que fica claro é que temos uma possibilidade real na nossa frente de poder contribuir para o bem estar do nosso planeta. Vivemos uma realidade em que a produção de lixo aumenta cada vez mais e não nos atentamos que isso poderá causar consequências irreparáveis no futuro, e até mesmo, já vemos algumas coisas acontecendo na atualidade. Por mais que possa parecer pouco para todo o globo adaptarmos algo assim apenas em nossas casas, é com as nossas atitudes diárias que vamos trabalhar a conscientização de uma sociedade. 
A destinação correta do lixo e o seu tratamento possibilita que menos danos sejam causados à nossa natureza: nos solos, na água, nas florestas, na atmosfera. A utilização de um biodigestor contribui diretamente para isso, trazendo benefícios pessoais também. Evitamos o acúmulo irregular de lixo, a contaminação de solos pelo ácido sulfídrico e a diminuímos a emissão de gás carbônico e metano. No metano, é onde encontramos a forma de trazer benefícios pessoais, podendo, após devido tratamento, utilizá-lo como forma de gás de cozinha e em sistemas de aquecimento.
Este trabalho nos fez refletir muito sobre o conceito do lixo. Durante os 15 dias, literalmente, colocamos a mão na massa, fizemos muito trabalho com as próprias mãos em contato com o lixo orgânico e com o esterco. Não pode existir uma mentalidade em nossa sociedade em pensar o lixo como algo negativo, sujo e descartável. Pelo contrário, lixo é alimento, lixo é energia, lixo é renovação, lixo possibilita grandes transformações e mudanças em concepções estabelecidas pelo sistema e nossa sociedade.
Com toda certeza, todos do grupo vão voltar pra casa com outra concepção, e vamos aplicar esta nova mentalidade em nossas casas. Também, tentar disseminar esse conceito. Este diário, além de descrever todo o processo, tem o intuito da CONSCIENTIZAÇÃO.