Projeto
26 Junho - 2018
O que é?
Nguara é um abrigo multifuncional com design ecológico e inspirado nas construções dos povos ancestrais das Américas. O Abrigo Nguara pode ser equipado com acessórios opcionais como redes para descanso, reservatório de água potável, forno solar, fogão a lenha, cozinha de fermentados e banheiro seco. O Nguara é uma estrutura que oferece resguardo e proteção contra as intempéries suprindo condições básicas de descanso, preparo de alimentos e saneamento ecológico.
Porque é?
A estrutura Nguara é simples, de fácil montagem e desmontagem, adaptável para terrenos irregulares devido suas bases em formato de tripé regulável. É possível adicionar acessórios que ampliam e modificam sua utilização. Os materiais utilizados são naturais e sequestram de carbono. O processo de fabricação é simples, com impacto ambiental mínimo e a montagem é praticamente toda manual. Acompanha um guia de instrução. O usuário ao utilizar o abrigo Nguara de acordo com as instruções contidas no guia vivencia a experiência de um assentamento humano sustentável em escala mínima, internalizando os princípios de tratamento de água e esgoto de forma simples, natural e eficaz. É um dispositivo de relações sustentáveis.
Para o que é?
Referência para um novo modelo social de produção ecoindustrial, proporcionando a experiência do viver sustentável. Ao desenvolver o Nguara, apostamos na tendência de redução de consumo de energia, na regulação de materiais naturais renováveis para o uso em larga escala e na disseminação de conceitos para o uso consciente, armazenamento e geração de energia.
Como é? (materiais)
As partes estruturantes dos abrigos Nguara são de bambu amarradas com corda de fibra natural e travadas com pinos de madeira. São compostas de dois tripés e mais uma vara de bambu ligando as duas partes, servindo como apoio ao teto (terça).
O teto e a vedação lateral podem ser feitos de palha de palmeira, sape ou lona revestida de tecido natural, apoiados e amarrados em tramas de ripas de bambu.
Como é? (métodos)
Inspirados no formato de meia água e cobertura de folhas de palmeira dos Nguara (abrigo típicos dos índios Puris naturais do sudeste brasileiro) buscamos criar uma forma simples rápida e barata de construir um abrigo multifuncional. Tradicionalmente eram sustentados por toras, troncos ou galhos em formato de forquilha, tal parte foi substituída pelos tripés inspirados nas cabanas dos índios norte americanos (tipis). A escolha do desenho inspirado nos povos ancestrais das Américas tem a intenção de revalorização de conhecimentos ignorados pelo processo de colonização dos continentes americanos.
Para quem é?
Ideais para bangalôs em pousadas, parques ou a beira mar, abrigos em áreas rurais ou mesmo abrigos de emergência como o caso dos campos de refugiados.
Quanto tempo é?
O Nguara é feito para durar no mínimo dois anos sem manutenção. Porém sua manutenção é extremamente simples, suas partes são renováveis e substituíveis, trazendo a possibilidade de se tornar um abrigo durável por muitos anos (indefinido).
Reflexão…
“A possibilidade de termos duas semanas para desenvolver nossa ideia foi muito estimulante. Contudo, durante o período nossa experiência se fixou no estudo do material possível no local e nas proporções, tamanhos e medidas. Pudemos sentir um pouco como era estar dentro do Nguara e testamos alguns dos acessórios como a rede e o forno solar. Mas sobre tudo, aprofundamos o conceito de um produto a ser ainda desenvolvido com mais rigor técnico e produtivo. Durante as duas semana no interactivos18, no convívio dentro da mata, coletando materiais, tomando banho de rio, comendo plantas ao natural, andando descalço na mata, vivenciamos esse tempo com a memória atuante do povo Puri, trazendo simbolicamente sua presença para um território onde no passado eles foram expulsos, exterminados e quase esquecidos.”
Dael Almeida