Interactivos?'16saf

DIA 5 (quinta-feira - 01/11)


Conversa com a diretora da escola

Ana, a diretora da escola municipal da Serrinha, nos visitou pela manhã para conhecer os projetos e aprovar a implantação do viveiro de mudas na escola (projeto do SAF) e do sistema de tratamento ecológico de esgoto.

Ana foi muito receptiva e ficou entusiasmada com as propostas, dizendo, inclusive, que a escola poderia auxiliar com recursos financeiros e com a refeição dos participantes. Foram combinadas as datas dos dias de trabalho, os locais que receberão as estruturas e outros detalhes.

Conversando com Pretinho, zelador da Serrinha, conseguimos a ajuda de duas pessoas para a escavação dos buracos dos dois projetos. Ainda, Pretinho sugeriu que algumas mudas fossem plantadas na pracinha juntamente com as crianças, o que achamos uma ótima ideia!

Nova visita ao sítio da D. Alzira

O dia iniciou com uma nova ida à casa da D. Alzira, onde conversamos sobre as expectativas de ambas as partes e alguns acertos finais para os dias de mutirão:

  • Cuidados após a implementação da SAF: está a poda periódica, a verificação do desenvolvimento das mudas, colheita de culturas para consumo.

  • Plantas de interesse: D. Alzira nos disse que gostaria de obter renda com culturas plantadas em sua propriedade. Mencionou algumas árvores de interesse: gliricídia (que fornece muita matéria orgânica e pode ser utilizada como mourão para cercas), aroeira (pimenta rosa).

  • Estrutura do sítio: roçadeira, 2 enxadas, picareta, cavadeiras. D. Alzira levará 1 saco de calcário.

Terminamos a visita com um passeio pelo pomar plantado ao lado da casa – hortaliças, limão, laranja, laranja-abacaxi, jabuticaba, abacate, entre muitas outras frutas.


Interactivos?'16safDIA 5 (quinta-feira - 01/11)