Interactivos?'16sensores

Introdução - Sensores e interfaces biológicas eletrônicas


Sensores e percepções

Entender sensores como extensões da percepção humana, as mediações por sistemas eletrônicos, a necessidade de apropriar-se desses sistemas que possuem características técnicas, sociais, históricas e políticas. Os sensores estão longe de representar algo neutro. Na atualidade é por meio de diversos sensores, entre outros mecanismos, que se processa o controle social, servindo de fortalecimento político e econômico de uma minoria sobre uma maioria. è necessário Garantir que as pessoas possam controlar e apropriarem-se dos sensores. A ciência e a tecnologia são bens comuns de toda humanidade e por isso é fundamental que todos os sensores sejam baseados em licenças abertas, permitindo que a qualquer momento as pessoas possam entender o seu funcionamento. Uma iniciativa fundamental nesse sentido é o manifesto GOSH.

Percepções sociais

Se pensarmos as comunidades como estruturas orgânicas, que se relacionam com seu entorno parece razoável pensar os sensores como algo similar a percepção. Se um corpo não consegue ter a percepção correta de seu entorno, claramente a sua resposta será incoerente com o entorno. Assim extrapolando podemos pensar que a comunidade agirá de forma incoerente caso os sensores estejam obtendo informações incorretas ou sendo usado de forma errada. Diversos pesquisadores tentam compreender como as pessoas estão lidando com as informações sobre o aquecimento global. Há um enorme esforço da grande maioria da comunidade cientifica em divulgar dados sobre o assunto. Mesmo assim, nos parece que há uma grande parcela da população insensível a essas informações. Da mesma forma que as pessoas andam tropeçando em um quarto escuro, por estarem com a visão reduzida, continuando a nossa analogia com as comunidades também podemos considerar que, se as comunidades estiverem com seus sensores alterados, veremos uma comunidade tropeçando.

Sensores técnicos

Durante 12 dias estivemos no Nuvem - Estação Rural, estudando, construindo e estabelecendo questionamentos sobre sistemas de sensores. A procupação fundamental é que esses sensores possam ser apropriados e utilizados pela comunidade local, permitindo uma expansão das percepções da comunidade e dos indivíduos dessa comunidade. A preocupação da comunidade nos parece ser tanto a qualidade quanto a quantidade de água disponível. A nossa proposta não é criar métodos alternativos aos oficialmente reconhecidos, mas permitir que a comunidade possa estender a sua percepção e inclusive perceber e tocar as análises oficiais, quando elas existem.


Interactivos?'16sensoresIntrodução - Sensores e interfaces biológicas eletrônicas