Água e Autonomia

Interactivos? é um laboratório colaborativo de desenvolvimento de projetos. Este ano de 2016, o tema do nosso Interactivos?’16 é Água e Autonomia. Este pretende ser um estudo sobre hidrologia autônoma incentivando o cruzamento entre os saberes populares, científicos, técnicos e artísticos na proposição de soluções para as questões da água em diversos âmbitos por meio de uma perspectiva cidadã.

Para isto, esta edição propõe o acolhimento de projetos que tem como objetivo experimentar proposições e soluções relativas aos problemas que enfrentamos, como a escassez da água e o descuido na sua utilização, considerando a água potável para consumo humano, consumo animal e a água destinada para distintos usos: consumo doméstico, consumo agrícola, consumo industrial e uso em atividades recreativas.

Foram selecionadas 5 propostas para serem desenvolvidas no período de 15 dias na Serrinha do Alambari, Rio de Janeiro.

Sistema Integrado de Saneamento Ecológico

Lorena Portela (Niterói, RJ)

Desenvolvimento de um sistema completo de reaproveitamento de água de chuva integrado ao de tratamento biológico de águas servidas para zonas rurais, juntamente com a criação de um manual ilustrado para orientar sua reprodução em outros espaços. O objetivo é viabilizar a efetiva aplicação e disseminação de uma tecnologia eficiente, de baixo custo e execução técnica simplificada.

Sensores: extensões da percepção e interfaces biológica-eletrônica

Antonio Celso Souza (Santos, SP)

Estudo de diversas formas de sensoriamento da poluição das águas, partindo de sistemas técnicos e semióticos já estabelecidos, como o espectrofotometro do PulbicLab. Avançando para o uso de sistemas biodigitais usando o extrusor BariCUDA.A proposta pretende estudar as iniciativas de ciência aberta e usar uma plataforma de WebDoc em forma de Cartografia afetiva de medições e uso dessa técnica para construir redes de sensores que permita um mapeamento muito rápido, de fácil construção, permitindo a apropriação pelas comunidades, um processo de ciência cidadã e de garagem.

Sistemas agroflorestais como estratégia para a conservação de matas ciliares e nascentes

Ana Carolina da Silva e Paolo Massoni (Rio de Janeiro, RJ)

A proposta consiste na elaboração de um modelo de sistema agroflorestal para ser implementado em margens de rios que estejam com a mata ciliar degradada e um outro para o entorno de nascentes que também estejam com a vegetação do entorno degradada. Além disso, pensamos em elaborar um mapa com áreas potenciais na região para serem restauradas.

Drink me: a freshwater story using data and interactive fiction

Hwa-Young Jung (Manchester, UK)

Research how human activity affects the local water eco-system, and create a Text Adventure Game to show interactions between active elements and different processes of causes and effects. The proposal is to research some facet of the environmental impact of the waterways, and create a hyperlinked narrative to create more understanding and empathy about the eco-system for a broader audience, while serving as a kind of interactive documentation about the developments in the Lab.This will include lab experiments with sensors, maybe some networked systems to use real data to inform the questions/decisions in the narrative.

DEL: dispositivo de entropia de líquidos

Hernâni Dias/refarmthecity (Cambrils, Catalunya, Espanha)

Nuestra propuesta es aplicar distintos conceptos para aprovechar el calor residual de la casa para la depuración de las águas generadas menos contaminadas. Para ello se diseñarán y producirán prototipos específicos en que se aplicarán conceptos termodinámicos y de climatología urbana, donde se modificaran elementos de la vivienda para aprovechar su calor residual.

Participantes